Em sessão desta terça-feira (13), A apreciação do Projeto de Resolução, de autoria do deputado Antônio Pereira (PSB) ocorreu de forma pacífica, sem qualquer questionamento em Plenário. A matéria altera o artigo 7º do Regimento Interno da Assembleia Legislativa e autoriza a antecipação do pleito.
O projeto já havia sido aprovado em primeiro turno no início do mês. Com a aprovação agora em segundo turno, a eleição deve ocorrer na segunda quinzena deste mês de junho. A princípio, o pleito ocorreria no dia 20 de junho, mas uma alteração proposta pelo deputado Neto Evangelista foi aceita e não fixa data para a eleição.
Atualmente, a segunda eleição para o comando do Legislativo Estadual deve ocorrer apenas no dia 1º de fevereiro do terceiro ano da legislatura, na prática, seria em fevereiro de 2025. Com a mudança no regimento aprova hoje, o novo pleito poderá ser marcado a partir do dia 16 deste mês.
A articulação pela antecipação da eleição da Mesa faz parte da movimentação pela garantia da reeleição da atual presidente da Assembleia, Iracema Vale.