O ministro dos Transportes Renan Filho, afirmou em entrevista coletiva na manhã desta segunda-feira (23), no município de Estreito, que o Governo Federal decretou emergência por causa do desabamento parcial da Ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira, e garantiu a reconstrução da estrutura que faz a ligação terrestre entre os municípios de Estreito (MA) e Aguiarnópolis (TO).
A ponte desabou na tarde deste domingo (22), enquanto veículos leves e pesados trafegavam no trecho, e deixou vítimas. Além de uma morte já confirmada, há pelo menos 15 pessoas desaparecidas.
A manutenção da ponte é de responsabilidade do DNIT, do Governo Federal.
Antes de conceder entrevista coletiva, o ministro sobrevoou o trecho que compreende a ponte e também realizou uma vistoria técnica, ao lado do governador do Maranhão, Carlos Brandão (PSB) e do governador de Tocantins, Wanderlei Barbosa, além de engenheiros da pasta e do DNIT.
Na entrevista, o ministro falou em decreto de emergência e sindicância para que seja apurada eventual responsabilidade pela tragédia.
“Nós decretamos emergência para abreviar todos os procedimentos administrativos a fim de termos a resposta mais rápida possível para a reconstrução da ponte. Queria também dizer determinamos a abertura de uma sindicância para avaliar as causas e as responsabilizações do desabamento da Ponte Juscelino Kubitschek entre os estado do Maranhão e Tocantins”, disse.
E continuou: “Quero comunicar ao povo do Maranhão, ao povo de Tocantins e ao povo brasileiro que precisa dessa infraestrutura para se deslocar, tanto do ponto de vista econômico, quanto do ponto de vista social, que nós vamos, com a emergência decretada, contratar a reconstrução da ponte ainda dentro do exercício de 24 [2024]. Isso será um trabalho de muita resolutividade por parte do Ministério dos Transportes para que a agente consiga contratar essa obra, que não concerne somente na reconstrução, mas concerne na retirada dos escombros, na avaliação dos danos causados, no próprio acompanhamento da obra e na execução da obra”, enfatizou.