A Polícia Federal anunciou hoje (21), a Operação FAKE SOLIS, realizada em São Luís, para desmantelar uma sofisticada rede criminosa envolvida em fraudes financeiras contra a Caixa Econômica Federal. O esquema, focado na compra fraudulenta de contratos de energia solar, gerou um prejuízo estimado em R$ 8 milhões.
A investigação revelou que vários clientes foram alvo do esquema sem conhecimento, e tiveram seus nomes utilizados indevidamente na aquisição fraudulenta de financiamentos para sistemas de painéis solares. Participantes do esquema incluíam gerentes da instituição.
A ação coordenada resultou na emissão de 14 mandados de busca e apreensão em residências e empresas relacionadas ao caso. Além disso, uma prisão preventiva foi decretada, com a cooperação da INTERPOL, e bens foram arrestados, incluindo bloqueio de contas, indisponibilidade de veículos e imóveis.
Os investigados tiveram suas funções suspensas, com proibição de acesso a qualquer agência da Caixa Econômica Federal pelos próximos 60 dias, sujeitos a prorrogação. A investigação continua em curso.
Via o Informante